Blog Layout

Candidatos devem obter CNPJ para arrecadar recursos: entenda mais

3 de maio de 2022

Conquistar um pleito eleitoral em 2022, nas esferas estaduais e federal, faz parte do objetivo de milhares de brasileiros. 


No entanto, seguir alguns passos é de suma importância para que a participação nesta próxima eleição seja realizada sob os aspectos legais, principalmente, no que diz respeito às maneiras de arrecadação de recursos. 


Um deles refere-se à obtenção de um
CNPJ, que é o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. Mas espera aí! Então, quer dizer que quem se candidata precisa tornar-se um empresário (ou empresa)? 


Não é bem assim. Justamente para te explicar melhor sobre como funciona esse processo, produzimos este artigo com a intenção de detalhar o porquê
candidatos devem obter CNPJ para arrecadar recursos. Leia o texto e entenda mais. 


O que é o CNPJ? 

Como já adiantamos na introdução deste artigo, o CNPJ é o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica


Esse registro público é o que define uma instituição privada como uma empresa. Estamos falando justamente daquele código enorme com 14 números (geralmente terminado com “mil ao contrário”) o qual identifica um negócio legalmente. 


Emitir um
CNPJ é obrigatório já na ação de abertura de qualquer empresa. É a partir dele que os donos farão o pagamento de impostos, emitirão notas fiscais e se enquadrarão em determinadas atividades e regimes tributários. 


 A partir desse documento, a Receita Federal consegue ter o controle fiscal sobre as empresas, ela possui um banco de dados com todos os
CNPJs armazenados. 


Mas, se isso tem a ver com a abertura de uma empresa, por que um candidato precisa tê-lo? Leia no próximo tópico. 


Como um candidato consegue um CNPJ para arrecadar recursos?


De acordo com o artigo 3ª da
Resolução Nº 23.607, de 17 de dezembro de 2019, que trata sobre arrecadação e os gastos de recursos por partidos e candidatos, eles são obrigados a se inscreverem no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica para tal propósito. 


No entanto, o candidato não passará pelos mesmos trâmites burocráticos exigidos na abertura comum de uma empresa. Antes do início da campanha eleitoral, ao registrar a candidatura, o
CNPJ é gerado automaticamente, dentro de 48 horas a partir do recebimento dos dados do candidato pela Justiça Eleitoral. 


Dessa forma, o
CNPJ torna-se obrigatório para todos os candidatos na busca pela arrecadação de recursos para a realização da campanha. 


Ele será utilizado para abertura de conta bancária com a finalidade de receber doações e recursos próprios, além de ser requerida para o Fundo Partidário e o Fundo Especial de Financiamento de Campanha.


Leia mais:
Planejamento tributário: quais são os impostos que uma empresa deve pagar?


Como encerrar o CNPJ?

Agora que tem um CNPJ, você já pode utilizá-lo até mesmo se tiver interesse em abrir uma empresa? Isso não será possível, uma vez que ele é cancelado pela Receita Federal no último dia do ano. Isso é feito automaticamente. 


Quais são as principais regras da arrecadação de recursos? 

Além da exigência em prol de que candidatos devam obter CNPJ para arrecadar recursos, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu outros requisitos que precisam ser obrigatoriamente cumpridos para este mesmo propósito. 


Você poderá conhecer detalhadamente cada uma dessas regras ao ler:
Eleições 2022: conheça as regras para arrecadação dos recursos.


No entanto, esses requisitos perpassam por: 


  • Origem da arrecadação de recursos;
  • Requerimento do registro da candidatura;
  • Inscrição no CNPJ;
  • Emissão de recibos eleitorais;
  • Proibição de recursos doados por empresas;
  • Obrigatoriedade do doador em identificar CPF na transação bancária;
  • Doador precisa comprovar ser proprietário do bem;
  • Candidato precisa atender ao limite de gastos estipulado previamente;
  • Entre outros requisitos. 


Se alguma dessas regras não forem cumpridas, o candidato ou partido político poderá arcar com penalidades e multas severas. Essas normas são muito rigorosas principalmente no que diz respeito ao limite de gastos estipulado previamente. 


Conte com os benefícios da Diacontec 

A jornada de uma campanha eleitoral requer que o candidato esteja bem preparado em relação às regras e burocracias impostas pelo TSE. 


Inclusive, nesse trâmite é necessário que o
candidato deva obter CNPJ para arrecadar recursos. Para que essa fase seja concluída sem gerar dor de cabeça e atrapalhar o início da corrida eleitoral, é fundamental ter o apoio de uma contabilidade eleitoral


A contratação de uma contabilidade com essa finalidade é fundamental para que seja feita a apuração de receitas e despesas realizadas por candidatos e partidos políticos. Esse processo precisa seguir as exigências da legislação.


Você conta com todas essas especialidades ao contratar a
Diacontec. Nossos profissionais são qualificados nos âmbitos contábeis de eleições. 


Com isso, aproveite para
entrar em contato conosco e descobrir como nós podemos contribuir com a sua campanha. Curta também as nossas redes sociais e acesse o nosso blog para acompanhar outros conteúdos.


Continue a leitura:
Como transformar a carga tributária em uma aliada da sua empresa.


Contate-nos

Simples Nacional: novas regras da reforma tributária
Por Time de Conteúdo 17 de fevereiro de 2025
Neste artigo, vamos abordar as novas regras da reforma tributária e como elas afetam as empresas optantes pelo Simples Nacional.
Perdi o prazo de adesão ao Simples Nacional, e agora
Por Time de Conteúdo 6 de fevereiro de 2025
A perda do prazo de adesão ao Simples Nacional pode gerar muitas dúvidas e até mesmo preocupações para empreendedores e gestores.
Tudo sobre o Planejamento Orçamentário
Por Time de Conteúdo 27 de janeiro de 2025
Neste artigo, vamos explorar os principais aspectos do planejamento orçamentário, suas etapas, benefícios e como implementá-lo de maneira eficaz.
Share by: