A consultoria trabalhista serve para ajudar a empresa em seu departamento pessoal, dividindo-se em duas vertentes: a consultoria trabalhista preventiva e a consultoria trabalhista reativa, que têm objetivos bem distintos.
Deste modo, enquanto uma atua na prevenção de litígios, conflitos e autos de infração do Ministério do Trabalho, a outra reage às consequências dos atos da empresa no âmbito das relações de trabalho. E é exatamente essa diferença que o gestor precisa ter em mente para saber qual delas pode ser melhor para seu negócio.
O principal objetivo dessa consultoria é contribuir para que a empresa a mantenha-se em conformidade com a legislação trabalhista e com outras regras importantes para as relações de trabalho, como decisões formalizadas em dissídios coletivos por meio das Convenções Coletivas de Trabalho.
Pode-se dizer que a grande vantagem de contar com uma consultoria financeira profissional é que o consultor atua sem conflitos de interesses, metas ou comissionamentos (prática comum entre os bancos e corretoras de valores), trabalhando com base nos objetivos e momento de vida de cada pessoa.
Neste artigo, vamos explorar a importância da gestão contábil para representantes comerciais, dicas práticas para organizar as finanças e como essa prática pode ser um diferencial competitivo no mercado.