No dia 04 de Setembro, uma decisão do STF causou polêmica e revolta em uma classe específica. Luís Roberto Barroso, Ministro do Supremo, suspendeu a lei que aumentaria o Piso Salarial da Enfermagem.
A
Proposta de Emenda à Constituição
foi sancionada pelo Presidente Jair Bolsonaro, mas logo depois foi barrada. Naturalmente, a decisão causou um abalo para entre os profissionais, alvos diretos da decisão proferida.
Mas afinal, o que muda com a
suspensão do piso salarial para enfermagem? Para que você entenda o que mudou a partir da decisão do Barroso, leia esse artigo com atenção.
Tenha uma boa leitura!
Quando se pensa em profissionais da saúde necessários para o bom funcionamento de um hospital ou clínica, é comum os médicos virem a cabeça. No entanto, sem os profissionais da enfermagem o bom funcionamento dessas instituições não seria possível.
Isso porque, esses profissionais são o pilar de todo o sistema médico que garante um bom atendimento e atenção para o paciente. Seja no setor público ou no setor privado, esses profissionais atuam na promoção, prevenção e recuperação de pacientes.
Dentro de um estabelecimento de saúde, o enfermeiro é quem tem um contato mais direto, pessoal e contínuo com o paciente. É ele quem realiza alguns exames, cuida do asseio do paciente, aplica vacinas e ministra as medicações que os médicos prescrevem entre outras funções.
Um ponto que deve ser destacado é que os enfermeiros não são auxiliares dos médicos. Ele é um profissional independente que trabalha em conjunto com todos os profissionais da saúde (inclusive médicos) para melhor atender o paciente.
Algumas funções do enfermeiro incluem:
Nesse sentido, ter um piso salarial para essa classe traz muita segurança para sua atuação. Mas você sabe o que é um
piso salarial? Continue nesse artigo e descubra o que é.
Leia mais:
A importância de uma gestão eficiente para o seu negócio.
Entender o que é piso salarial não é uma tarefa muito difícil. Ele nada mais é do que o valor mínimo instituído por lei ou por sindicatos que pode ser pago para uma categoria. Esse valor deve ser sempre superior ao salário mínimo vigente.
Além disso, o seu valor varia com o estado e região do país em que se está. Outra característica desse direito é que existem tetos que abrangem categorias profissionais específicas e outros que são para um grupo de profissões.
Por exemplo, quando se fala da
suspensão do piso salarial para enfermagem, se trata apenas dessa profissão. Já o piso salarial dos trabalhadores em educação, vale para diversas profissões que trabalham nessa área.
Mas afinal, o que mudou com a suspensão do piso salarial para enfermagem? Confira a seguir.
Como já foi falado anteriormente no dia 04 de Setembro, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu a Lei 14.434/2022 que finalmente estabeleceria um piso salarial para a classe.
O texto prevê os seguintes salários:
Isso traz diversos benefícios, uma vez que o piso traz mais tranquilidade e estabilidade para os profissionais. Nesse sentido, eles poderão exercer a sua profissão sabendo que irão ter um salário estável.
No entanto, quando a lei foi sancionada pelo presidente, diversas clínicas e hospitais se posicionaram contra o piso sob a alegação de que haveria um aumento dos custos que levaria a demissões em massa e serviços de saúde ruins.
Assim, a
Confederação Nacional de Saúde Hospital e Estabelecimento de Serviços (CONSaúde) protocolou uma ação junto ao STF pedindo a
suspensão do piso salarial para enfermagem, colocando a lei como inconstitucional.
Dessa maneira, o Ministro Barroso avaliou e suspendeu a lei do piso. A União tem um prazo de 60 dias para justificar os pontos levantados pela Confederação, que são:
Por esse motivo, o texto da lei irá mudar em alguns pontos de forma a esclarecer essas questões. Assim, se a União conseguir explicar os gargalos do texto da lei, a tendência é de que ela seja aprovada pelo STF.
Agora que você já sabe o que é e o que pode mudar com a suspensão do piso salarial para enfermagem, conte com a Diacontec Serviços Contábeis! Nós estaremos prontos para ajudar empresas e estabelecimentos médicos a se planejar financeiramente caso o piso seja aprovado.
Com mais de três décadas no mercado, nós estamos sempre em busca de trabalhar com empresas de segmentos variados para dar o suporte necessário para que sua empresa lide com tranquilidade com todas as questões tributárias, com rapidez e precisão.
Entre em contato
e saiba mais sobre nossas soluções! Gostou desse conteúdo? Acesse
nosso blog
e acesse nossas redes sociais para ler mais artigos como esse.
Leia mais: Como transformar a carga tributária em uma aliada da sua empresa
CRC/RJ - 000687
RESPONSÁVEL TÉCNICO:
Ricardo: CRC/RJ-059.127/O-0
Diacontec
Construído por: Contador Agora Marketing