Primeiro, segundo e terceiro setores são classificações que implicam tanto a origem, local de atuação quanto finalidade de uma entidade.
O primeiro setor seria composto pelo Estado e entes do poder público, o segundo setor aqueles agentes econômicos que tem como fim o lucro.
Já o terceiro setor significa o conjunto de atores e entidades com personalidade jurídica e que se inserem em cadeias econômicas e de geração de valor, mas que não possuem fins lucrativos e cuja atividade seja direcionada à coletividade e ao impacto social.
No entanto, participar do terceiro setor não exime estas empresas do acompanhamento de parceiros especializados em
contabilidade para o Terceiro Setor. De modo a assegurar tanto a manutenção de atividades de relevo social, como a manutenção da saúde financeira e sustentabilidade destas empresas.
Neste artigo vamos abordar o atual cenário do terceiro setor no Rio de Janeiro e qual a importância de contar com a
Diacontec em
contabilidade para o Terceiro Setor.
Boa leitura!
Integrar o terceiro setor implica que sua organização, de natureza privada, não possui como finalidade o lucro e desempenhe atividade de importância e impacto social.
Como as associações, igrejas, partidos políticos, fundações artístico-culturais, ONGs dentre outros agentes de atuação econômica que, no entanto, não visam o lucro.
Por exemplo, de acordo com
Observatório do Terceiro Setor, em 2019 o Brasil registrava 781,9 mil organizações da sociedade civil. Para além disto, parcela da população economicamente ativa e com vínculo trabalhista atua neste setor.
Mas estas características implicam tanto deveres quanto obrigações. O
Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro é direto o indica que, entre as atribuições das entidades do terceiro setor, consta a transparência das atividades, a integração e participação ativa na sociedade.
Para o Estado do Rio de Janeiro, o catálogo de instituições ativas registram
229 entre institutos, fundações, associações e ONGs. Todos estes núcleos de atividade econômica também apresentam obrigações fiscais, tributárias e jurídicas.
Para que tais organizações sem fins lucrativos mantenham sua natureza e classificação regulares algumas atividades são necessárias.
Leia também
quais as funções da contabilidade para o terceiro setor.
Ou seja, por mais que suas atividades não tenham como objetivo o lucro, e sim o impacto de natureza social, estas empresas necessitam de um acompanhamento contábil próximo e atento. Inclusive como normatizado em Resolução do Conselho Federal de Contabilidade, em sua
NBC T 10.191.3.
Contar com os serviços de
contabilidade para o Terceiro Setor
significa, por um lado, preservarem-se como entes do terceiro setor, com suas devidas isenções tributárias. Por outro, a manutenção da regularidade fiscal que possibilite a colaboração recorrente entre primeiro e terceiro setor.
Isto é, a capacidade de participar de ações conjuntas entre Estado de entidades sem fins lucrativos. Por exemplo, editais e chamamentos públicos com finalidade de
patrocínio de ações.
A Diacontec é uma parceira destas empresas há quase 40 anos e preza, igualmente, pela sustentabilidade de atividades que geram impactos positivos à sociedade.
Por isso, entenda a importância de contar com a Diacontec em serviços de
contabilidade para o Terceiro Setor
no Rio de Janeiro e como podemos, em conjunto, impactar positivamente a sociedade.
Acreditamos nos valores fundamentais de ética profissional, responsabilidade, confiança, sigilo, coerência e atualização constante. Adotamos esses valores, pois acreditamos que impactar a saúde financeira e contábil de empresas é contribuir positivamente com a sociedade.
Quando prestamos nossos serviços aos nossos clientes, nos tornamos companheiros na prosperidade de negócios e ideias. Por isso também nos especializamos no terceiro setor, campo de atividades em que o impacto social é pressuposto de existência.
Contribuir com a existência e longevidade de empresas do terceiro setor no Rio de Janeiro é uma das nossas metas há quarenta anos. Ao longo de nossa trajetória, possibilitamos que empresas mantivessem suas atividades e continuassem a transformar a realidade social.
Desse modo, contamos com especialistas em
contabilidade para o Terceiro Setor
e acreditamos que o apoio, acompanhamento e assessoria são atividades que permitem a continuidade e sobrevivência de empresas do terceiro setor.
Por vezes as empresas que se enquadram como atuantes no terceiro setor demandam um tipo de atenção à gestão financeira mais próxima. A presunção de não lucratividade não denota, diretamente, que a gestão financeira não seja necessária.
Ao contrário, a sobrevivência das atividades de impacto social e a longevidade de suas ações são garantidas por meio de um tipo de atenção ao conjunto de ações de natureza gerencial e de cunho financeiro.
Por isso, conte sempre com o apoio da Diacontec na gestão financeira de sua empresa do terceiro setor.
Ser uma empresa sem fins lucrativos e com finalidade social demanda tanto obrigações quanto direitos. Um destes é a de isenção tributária que é concedida a agentes do terceiro setor.
No entanto, manter esse enquadramento e registro também exige de seus gestores processos comprobatórios que atestem a natureza, operação e finalidade da empresa.
A Diacontec entende as especificidades de sua empresa e coloca-se como uma aliada na
contabilidade para o Terceiro Setor, sobretudo realizando acompanhamento fiscal e tributário recorrente e atento.
Mesmo não tendo como fim o lucro, uma empresa do terceiro setor também gera renda e compõe agentes de empregabilidades. Desse modo, devem ter atenção às questões contratuais e modalidades de vínculo empregatício.
Somos especialistas em assessoria e consultoria trabalhista para empresas do terceiro setor. Auxiliando e amparando as decisões contratuais e a otimização de suas atividades operacionais e de seu time de colaboradores .
Desse modo, a Diacontec possibilita em seus serviços de consultoria trabalhista o devido assessoramento em departamento pessoal para sua empresa do terceiro setor.
Independente do enquadramento de uma empresa ou entidade, processos de auditoria e prestações de contas permitem que se identifiquem possíveis irregularidades operacionais assim como maior assertividade na tomada de decisões estratégicas.
Para empresas do terceiro setor, processos de auditoria e prestações de contas apresentam-se, talvez, com mais delicadeza. Uma vez que integrar parcerias com o setor público, por meio de editais, por exemplo, também significa um olhar atento à execução atenta das atividades.
A Diacontec acompanha você em seus empreendimentos e projetos com a expertise de uma empresa especializada em auditoria.
Entendemos empresas como células sociais complexas. A contabilidade se apresenta, neste contexto, como ferramenta de manutenção e segurança de prosperidade.
Sabemos que existem valores que ultrapassam a quantificação monetária e sabemos que os ativos também são simbólicos.
Atuar como parceira de empresas do terceiro setor é um dos pilares valorativos e de missão que nós da
Diacontec apresentamos ao longo de quase quarenta anos.
Entre em
contato conosco e agende uma reunião com nosso time de experts em
contabilidade para o Terceiro Setor.
Para outros conteúdos relevantes, acesse o nosso
blog e nos siga em nossas redes sociais.
CRC/RJ - 000687
RESPONSÁVEL TÉCNICO:
Ricardo: CRC/RJ-059.127/O-0
Diacontec
Construído por: Contador Agora Marketing