Você sabe o que é o valuation de uma empresa?
Possuir um valuation
sólido e bem definido em uma empresa é essencial para alavancar os seus negócios, isso porque é necessário ter bem estabelecido os valores, possibilidade de ganho e retorno na hora de comprar e vender ações, prospectar investidores e possíveis sócios em uma empresa.
O
valuation está será o principal indicador responsável por explicitar o quão vantajoso será o investimento em uma empresa.
Neste artigo, você irá entender o que é o valuation, a sua importância e os principais métodos para calcular seu valor. Vamos lá?
Valuation, em português avaliação de empresas, é um indicador que permitirá conhecer o verdadeiro valor de uma empresa.
Dessa forma, o empreendedor poderá prospectar investidores de forma mais assertiva, estipular um preço justo caso resolva colocar a venda ações de sua empresa ou até mesmo o seu negócio de forma integral.
O valuation também é de extrema importância para a perspectiva e análise do com vantajoso será investir em uma empresa.
Por meio do valuation, possíveis investidores serão capazes de projetar o valor das ações da empresa, estimando o possível retorno caso decida investir no estabelecimento.
Confira mais sobre:
Saiba como criar um plano de crescimento para o seu negócio.
O valor será responsável pela negociação de forma justa e também pela prospecção assertiva de investidores no mercado.
Especialmente em startups, o valuation é de extrema importância pois a captação de investimentos em empresas desse segmento é um fator imprescindível para que o empreendedor consiga alcançar o sucesso de seu negócio.
O
valuation representa também para o empreendedor, a possibilidade de investir em bons negócios através do mercado financeiro pois indica com precisão a rentabilidade de uma empresa ajudando a evitar armadilhas, como investimentos arriscados e financeiramente desvantajosos.
Acompanhe a seguir como é feito os cálculos do valuation e aprenda esta importante ferramenta pode ser aplicada em sua empresa.
Existem diversos métodos para se calcular o valuation de uma empresa. A seguir iremos citar os quatros principais métodos e como funciona cada um deles:
A primeira metodologia de cálculo de valuation é a mais conhecida em comparação aos outros métodos.
Para analisar
o valuation de uma empresa através do método do fluxo de caixa descontado é necessário analisar e monitorar o fluxo de caixa de uma empresa observando todos os fatores que o compõem, como as receitas, despesas e custos.
Também será necessário que se estabeleça uma taxa de desconto que irá representar a desvalorização do dinheiro e correções monetárias ao longo do tempo.
Por fim, o cálculo dos valores será feito através da soma de todo o faturamento de caixa e a subtração de todas as suas despesas e descontos.
Leia também:
Qual é a importância de contar com uma assessoria contábil após a abertura da empresa?
O método de múltiplos de mercado irá definir o valuation de um negócio com base no valor de outras empresas que atuam no mesmo segmento.
Múltiplo de mercado é o nome dado ao indicador que servirá como parâmetro de comparação entre diferentes empresas do mesmo segmento econômico.
Para fazer definição do valuation através de mercado, poderá ser usado o lucro, o faturamento médio, dentre outras informações gerais que envolvem a lucratividade de empresas do segmento.
Essa é a metodologia mais simples dentre todas as metodologias de cálculo do valor eixo de uma empresa.
No entanto, o cálculo através dessa metodologia deverá ser feito através de uma pessoa que possua um vasto conhecimento do mercado e do segmento em que o empreendimento está inserido.
O método de liquidação de ativos é utilizado quando os sócios de uma empresa decidem vendê-la ou encerrar todas as suas atividades.
O método de liquidação de ativos consiste na soma de todos os ativos da empresa, incluindo todos os bens materiais e estrutura física do empreendimento. Logo após o valor deverá ser subtraído por todos os passivos da empresa.
Através dessa metodologia, será possível estimar o valor obtido pela compra da empresa mesmo que o empreendedor decida não mantê-la em exercício.
O método de capital de risco irá partir do pressuposto do investidor, através do método de capital de risco o investidor irá avaliar o retorno financeiro que o investimento em uma empresa pode lhe trazer dentro de determinado período de tempo.
Este método geralmente é usado em empresas que possuem segmentação com grande potencial de geração de lucro, no entanto mesmo empresas promissoras com grande potencial de lucro devem ser avaliadas de forma cautelosa.
Aprenda mais sobre:
Planejamento tributário e societário: Entenda o que é e a importância
A seguir compartilharemos os passos para a identificação do valuation de sua empresa, que consideramos importantes:
Como o leitor pode perceber diversas são as formas que o gestor tem para fazer corretamente a avaliação de sua empresa.
Sabemos que o crescimento de um negócio muitas vezes vem do desejo do empreendedor em ver seu empreendimento expandir de maneira estruturada e segura.
No entanto, é indicado contar com apoio de um profissional especializado para que tudo possa ocorrer de forma mais assertiva.
Portanto, caso você esteja em busca de
serviços contábeis de alta qualidade para a sua empresa,
entre em contato conosco! Aproveite também para curtir as nossas
redes sociais e acessar o nosso
blog!
Esperamos ter lhe ajudado a compreender como calcular o valuation de sua empresa. Mas caso tenha ficado com dúvidas, utilize nosso campo de comentários, será um prazer respondê-lo.
Leia também sobre: Sua empresa está pagando impostos corretamente?
CRC/RJ - 000687
RESPONSÁVEL TÉCNICO:
Ricardo: CRC/RJ-059.127/O-0
Diacontec
Construído por: Contador Agora Marketing