Como calcular a margem de lucro do seu negócio

21 de junho de 2022

Um dos fatores mais determinantes para que se tenha uma gestão empresarial eficiente é o cálculo da margem de lucro. Esse é um dos indicadores financeiros mais importantes para que um empresário administre seu negócio de maneira assertiva.


A
margem de lucro está obviamente relacionada com a lucratividade de uma empresa, e esse é um dos principais objetivos de todo empreendedor. Mas, de antemão, é importante entender: apesar de esses parâmetros serem congruentes, eles não são sinônimos.


Mas, assim como obter bons rendimentos com seu negócio,
calcular a margem de lucro é algo de suma importância para que a empresa tenha sucesso financeiro. Isso possibilita que seu empreendimento se expanda, faça investimentos e gere empregos.


Então, sem mais delongas, vamos aprender como é feito esse cálculo? Para isso, continue a leitura deste artigo!


O que é margem de lucro? 

Como já afirmamos acima, um dos primeiros entendimentos que precisa se ter antes de compreender o que é margem de lucro é que esse conceito se distingue de lucro bruto e lucro líquido.


A
margem de lucro é um coeficiente ajustável que leva à compreensão do quanto um negócio pode lucrar sobre a comercialização de um produto ou serviço.


Já o lucro bruto é o resultado do faturamento total de uma empresa descontando as despesas operacionais. Por fim, o lucro líquido é esse valor final deduzido pelos impostos pagos.


Portanto, enquanto lucro bruto e líquido se referem ao resultado financeiro que um negócio obteve, a
margem de lucro trata-se fundamentalmente do percentual que o empresário almeja lucrar sobre a venda de um produto ou na prestação de um serviço.


Leia também:
Controle de estoque: como fazer um controle eficiente?


Como calcular a margem de lucro?

Viu como esse conceito é fácil de ser compreendido? Então, saiba que calcular a margem de lucro é ainda mais simples. 


Agora que você já sabe o que é
lucratividade, é necessário entender também o que é faturamento ou receita, que é a soma de todas as entradas financeiras obtidas, sem descontar qualquer tipo de gasto.


A
fórmula da margem de lucro envolve a divisão do lucro (preferencialmente o líquido) pela receita total. Logo:


Margem de lucro = lucro / faturamento x 100


Portanto, esse cálculo te proporciona a compreensão acerca do lucro efetivo do seu negócio. Para ficar ainda mais claro, veja na prática como esse coeficiente funciona como indicador financeiro em sua empresa.


Como exemplo, suponhamos que você seja dono de uma loja de materiais de construção. Em um mês excelente no número de vendas, seu estabelecimento conseguiu faturar R$ 200 mil.


Motivo de felicidade? Nem tanto! Apesar de todo o trabalho, suas despesas operacionais e com pagamento de impostos somaram R$ 190 mil. Sendo assim, sua loja obteve um lucro mensal de apenas R$ 10 mil.


Nesta exemplificação, você conseguiu perceber a diferença prática entre lucro e faturamento? Então, vamos mostrar como a
margem de lucro entra em campo!


Ao aplicar a fórmula da
margem de lucro (10.000/200.000) encontramos o resultado de: 0,05. Ao multiplicar esse número por 100 chegamos ao valor percentual de 5%.


Normalmente, a
margem de lucro no ramo comercial costuma ser mais apertada mesmo. No entanto, ao conhecer este indicador, você pode ajustar da maneira que preferir. Para entender como isso funciona, leia o próximo tópico.


Quando usar o cálculo da margem de lucro?

Ainda levando em conta que você é o gestor de uma loja de materiais de construção e sua margem de lucro foi 5%, existem três caminhos: permanecer da maneira que está, aumentar ou diminuir este percentual.


Este último caminho é tomado quando o número de vendas está baixo. Dessa forma, é possível reduzir o percentual da
margem de lucro para diminuir os preços dos produtos ou criar promoções e descontos estratégicos.


No entanto, neste caso abordado aqui, as suas vendas já estão boas. Sua intenção é aumentar seu lucro, não é mesmo? Portanto, a medida adotada é elevar este percentual na precificação de cada produto, além de encontrar possíveis pontos de melhoria em relação à gestão de custos operacionais.


Obviamente, seguindo esse caminho, o ideal é aumentar a
margem de lucro a um número condizente com a realidade financeira da região onde seu estabelecimento está inserido. Caso contrário, essa estratégia resulta em um afastamento de clientes.


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Como você pôde perceber ao ler este artigo, a margem de lucro pode ser aplicada em diversas situações de precificação. Para utilizar esse fator, basta apenas ter em mente qual é o resultado esperado: atrair mais clientes por meio de descontos, saldões e promoções, ou simplesmente elevar a lucratividade final?


A melhor maneira de criar uma estratégia e aplicar esse conceito na prática vem com o suporte de uma contabilidade. E profissionais qualificados e com experiência nesse ofício você encontra na
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