Blog Layout

Benefícios Fiscais para comércio no Rio de Janeiro: conheça as possibilidades

30 de novembro de 2022

O setor comercial é uma área muito competitiva, principalmente na região sudeste, onde se concentra a maior parte desses estabelecimentos. Por isso, é preciso conhecer bem todas as oportunidades oferecidas a um negócio desta área para que ele possa se desenvolver.


Por isso, pensando na importância de identificar essas oportunidades, nossos especialistas prepararam este artigo sobre os
benefícios fiscais para comércio no Rio de Janeiro. Neste texto, então, você vai conhecer as possibilidades mais interessantes para quem empreende na área.


Se você tem alguma dúvida sobre o tema, então continue na leitura deste texto conosco. Nossos especialistas têm excelentes dicas para o seu negócio!


Leia também:
Suspensão do piso salarial para enfermagem: entenda o que mudou.


O que são benefícios fiscais?

Os benefícios fiscais são um conjunto de concessões tributárias para incentivar o crescimento de negócios em uma determinada região. Esses benefícios podem ser oferecidos por todas as instâncias governamentais: municipal, estadual e federal.


A partir desses benefícios, então, o poder público pode promover o desenvolvimento social e econômico e garantir que empresas sejam beneficiadas, gerando empregos e renda.


Os benefícios fiscais podem ser concedidos por meio de uma redução na alíquota do imposto, sua completa isenção ou, em alguns casos, a prolongação de um prazo.


Leia também:
Prestação de Conta de Candidatos: tudo que você precisa saber para contabilidade eleitoral.


Por que os benefícios fiscais são importantes?

Os benefícios fiscais permitem aos empreendedores uma margem maior para que possam atuar em suas empresas. 


Por meio do abatimento de alguns impostos, os gestores podem decidir se passam a contratar mais colaboradores, se diminuem o preço dos produtos ou investem em infraestrutura, por exemplo.


Assim, esses benefícios são fundamentais para fomentar a atuação do setor privado em uma determinada região, além de garantir um aumento no número de empregos e renda dos habitantes locais.


Leia também:
Prestação de contas eleitorais: como a Diacontec pode ajudar.


Quais as possibilidades de benefícios fiscais para comércio no Rio de Janeiro

Então, agora que compreendemos o que são os benefícios fiscais e qual sua importância, vamos falar quais são as possibilidades oferecidas pelos órgãos públicos ao comércio do Rio de Janeiro. Acompanhe conosco.


Benefícios fiscais de ICMS

No Rio de Janeiro, uma lei recente instituiu uma redução no ICMS para o setor atacadista. Promulgada em 2020, a norma estabelece uma alíquota de 7% de ICMS para itens da cesta básica e 12% para outros produtos que estão abrangidos na decisão.


A redução é um grande avanço para empreendedores que atuam no setor atacadista do estado. Isso porque, para que se tenha uma ideia, a alíquota padrão é de 18% em todo o território fluminense. 


Benefícios para importações

Também em anos recentes, o Estado do Rio instituiu incentivos fiscais para importações. Assim, se o comércio incluir produtos importados, pode se beneficiar ativamente desta isenção.


Intitulado ‘Rio Importa +’, este incentivo é voltado para a abstenção da cobrança de ICMS na chegada de produtos ao Brasil. A partir dessa instauração, portanto, o imposto é cobrado apenas quando o produto é vendido.


A intenção é movimentar mais os portos do estado, para que haja uma competição maior com outras localidades importadoras, como o Espírito Santo e São Paulo, por exemplo.


Leia também:
Como fazer sua empresa crescer através do gerenciamento de dados? 


Outras isenções fiscais para comércio no Rio de Janeiro

Além das isenções que citamos anteriormente, aplicados a grandes quantidades de produtos, há benefícios específicos, que podem ser interessantes para quem busca incentivos fiscais em um determinado item comercializado por seus negócios. 


Assim, para que você possa saber quais são esses produtos e sua busca fique simplificada, adicionamos os links para maiores informações em cada produto citado neste tópico. Acompanhe conosco abaixo!



Então, como vimos, as possibilidades são muitas e os comerciantes do Rio de Janeiro devem estar cientes de tudo o que esses benefícios podem oferecer. Aproveitando essas oportunidades, as empresas podem se tornar mais desenvolvidas e competitivas no estado.


Leia também:
Conheça 5 sinais de alerta sobre a saúde financeira da sua empresa!


Conte com o suporte especializado da Diacontec contabilidade!

Agora que você já conhece algumas possibilidades de obter benefícios fiscais para comércio no Rio de Janeiro, saiba que você pode contar com a Diacontec para contribuir com o crescimento do seu negócio.


Somos uma contabilidade com mais de 40 anos de atuação no mercado contábil do Rio de Janeiro e reunimos os profissionais mais gabaritados em cada um dos segmentos que atendemos.


Oferecemos soluções que vão desde a abertura de empresas, passando pela contabilidade geral até soluções mais avançadas, como consultorias financeiras e  auditorias fiscais.


Por isso, entre em
contato e conheça nossos serviços! 


E, se você gostou deste artigo, visite nosso
blog e leia mais textos sobre a área contábil.


Siga também a
Diacontec nas redes sociais e fique por dentro de tudo o que acontece por aqui!


Leia também:
Contabilidade para o Terceiro Setor no Rio de Janeiro: porque contar com a Diacontec


Contate-nos

Simples Nacional: novas regras da reforma tributária
Por Time de Conteúdo 17 de fevereiro de 2025
Neste artigo, vamos abordar as novas regras da reforma tributária e como elas afetam as empresas optantes pelo Simples Nacional.
Perdi o prazo de adesão ao Simples Nacional, e agora
Por Time de Conteúdo 6 de fevereiro de 2025
A perda do prazo de adesão ao Simples Nacional pode gerar muitas dúvidas e até mesmo preocupações para empreendedores e gestores.
Tudo sobre o Planejamento Orçamentário
Por Time de Conteúdo 27 de janeiro de 2025
Neste artigo, vamos explorar os principais aspectos do planejamento orçamentário, suas etapas, benefícios e como implementá-lo de maneira eficaz.
Share by: