Candidato: Você sabe qual a importância do contador na obrigação de prestar contas à Justiça?
Os candidatos políticos se deparam com uma série de responsabilidades em períodos de eleição. Fato que reforça a importância do contador na obrigação de prestar contas à Justiça.
Por causa da pandemia do novo coronavírus, as eleições 2020 foram adiadas para o mês de novembro.
Deste modo, enquanto milhares de brasileiros precisam ir às urnas, os candidatos e partidos políticos também possuem algumas obrigações. Dentre elas, a prestação de contas eleitorais.
Afinal de contas, sem passar por este processo, os candidatos podem ficar proibidos de acessar os recursos referentes ao fundo partidário e até mesmo de tomar posse do seu cargo público.
Sendo assim, é de extrema importância dispor de um contador na obrigação de prestar contas à Justiça. Afinal de contas, os candidatos e partidos precisam manter um controle financeiro bastante rígido.
Portanto, vamos acompanhar agora o que é a prestação de contas eleitorais e qual a importância de um contador. Vamos lá?
Confira também o nosso artigo sobre Abertura de empresas, alterações contratuais e baixa de empresas no Rio de Janeiro.
O que é prestação de contas eleitorais?
Antes de compreender o papel de um contador em favor de candidatos e partidos políticos, é de extrema importância entender o que é a prestação de contas eleitorais.
Como o próprio nome indica, estamos falando de um processo que diz respeito à apresentação de todos os recibos e documentos que possam comprovar a licitude de um candidato e seu partido político.
Ou seja, eles precisam comprovar todos os recursos referentes aos seus gastos e recebimentos durante o período de campanha eleitoral.
Afinal de contas, no ano de eleição, os candidatos podem arrecadar bens e quantias em dinheiro para arcar com todas as suas despesas. Fato que demanda a comprovação tanto da origem quanto do destino de tais recursos para a Justiça Eleitoral.
Dentre as principais exigências da prestação de contas eleitorais, de acordo com a Lei n 9.504/1997, art 28, deve-se divulgar na internet todos os recursos referentes ao financiamento da sua campanha em até 72 horas depois do recebimento.
Acompanhe a seguir quais são os principais passos na prestação de contas eleitorais e qual o papel do contador.
Confira também o nosso artigo sobre o e-Social: a obrigatoriedade das empresas do Simples entrarem no sistema.
Passo a passo para a prestação de contas eleitorais
A comprovação de todas as movimentações financeiras de candidatos e partidos deve ser feita em até 30 dias depois do pleito.
Quando os documentos e recibos não são entregues às Justiça Eleitoral, o candidato pode arcar com uma série de consequências negativas.
Sendo assim, confira conosco quais são os principais passos para que a prestação de contas eleitorais seja assertiva.
- Conte com o auxílio de um profissional especializado (contador ou advogado);
- Garantir o seu CNPJ;
- Abra uma conta bancária específica;
- Tenha um fundo de caixa;
- Lance os seus dados online;
- Faça a emissão dos recibos.
Desta maneira, a prestação de contas eleitorais deve ser feita no Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE). É neste sistema que o candidato ou partido registra todas as suas receitas e despesas.
Agora, que tal compreender qual a importância do contador na obrigação de prestar contas? Leia a seguir e tire todas as suas dúvidas sobre essa relação.
Confira também o nosso artigo sobre o tema Prevenção de passivos trabalhistas e tributários: entenda!
Qual a importância do contador na obrigação de prestar contas?
É de se imaginar que a rotina de um candidato ou partido político durante uma campanha política é repleta de compromissos e atividades.
Deste modo, acompanhar todos os recebimentos e despesas é uma tarefa que demanda um acompanhamento especializado, como a de um contador.
É neste sentido que surge a importância do contador na obrigação de prestar contas. Afinal o profissional contábil se responsabiliza pelo controle financeiro de candidatos e partidos políticos no ano eleitoral.
Sendo assim, a contabilidade eleitoral se apresenta como uma parceira no período de campanha. É ela quem faz o controle de todo o dinheiro que entra e sai do caixa dos partidos e candidatos.
Além disso, os contadores também se mantêm atualizados acerca de todos os detalhes envolvidos na prestação de contas. Fato que minimiza as chances de erros durante o processo.
Portanto, nada melhor do que contar com o suporte de um serviço especializado, não é mesmo? Logo, o contador na obrigação de prestar contas é uma peça fundamental para candidatos e partidos políticos de todo o Brasil.
Aproveite para entrar em contato conosco e descobrir como os nossos serviços podem te ajudar! Não se esqueça também de curtir as nossas redes sociais e acessar o nosso blog para outros conteúdos.